Postagens

Mostrando postagens de 2024

FORMAÇÃO BÁSICA PARA CATEQUISTAS: MÓDULO I "EU,CATEQUISTA..."

Imagem
  Este material foi formatado para ser um Curso Básico para catequistas , pensando no chamado vocacional que leva muitas pessoas a procurarem uma paróquia desejando ser catequista .   Sabendo das dificuldades de uma comunidade em oferecer formação básica para catequistas iniciantes, oferecemos este pequeno manual que pode ser trabalhado individualmente por quem quer conhecer a missão do(a) catequista ou pelas e quipes de coordenação paroquiais que podem montar turmas de catequistas iniciantes usando a proposta do nosso material.

EASTER...

Imagem
  "- Mãe, você sabia que "Páscoa", a festa cristã, em inglês, é "Easter"? - Não, não sabia. Por que? - A palavra "easter" tem origem em "east", que significa leste, que é onde o sol se levanta. Ou seja, é uma analogia à "ressurreição", re-nascimento de Jesus, onde o "Rei" se levanta. - Que lindo!" Não é maravilhoso um diálogo assim com sua filha, logo no começo do dia? BOM DIA A TODOS! *O nascer do sol ou amanhecer é o momento em que o Sol aparece no horizonte, na direção leste. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre os dois círculos polares.

REDE: SÓ UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO OU UM ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS E VIDA?

Imagem
Desde as minhas primeiras experiências de contato com as pessoas pela internet - em busca de conteúdo para a catequese - e isso remonta lá pelo ano de 2007/2008 (nem faz tanto tempo assim, a internet ainda é jovem e nem existia o Facebook, o Orkut é que estava “bombando”), eu nunca encarei a internet como uma “ferramenta” ou um “meio” de atingir as pessoas. Encarei como um espaço e lugar onde “estavam” as pessoas, apesar de distantes e fora do alcance físico. As imagens e experiências relatadas me provavam que elas eram muito reais. E aprendi a "conversar" com as pessoas. Isso quem me apresentou foi o catequista Alberto Meneguzzi, jornalista em Caxias do Sul -RS, com seu grupo Anjos Catequistas do Brasil. A partir dali fui criando uma "teia" na rede e conhecendo as pessoas. Começou com um pequeno grupo que fazia comentários em meu blog “Catequista Amadora” ( http://catequistaamadora.blogspot.com/ ), aí conhecia a Dinha (Claudia Pinheiro dos Catequistas Unidos (blog