Uma história...




Deus é assim...  Não é preciso pensar nele e pronunciar seu nome. Ao contrário, quando se pensa nele o tempo todo, é porque está se afogando.

Deus é como o vento... Sentimos na pele quando ele passa, ouvimos sua música nas folhas das árvores. Mas não sabemos de onde vem, nem para onde vai. Na flauta, o vento se transforma em melodia. Mas não é possível engarrafá-lo.

Nas religiões tentam engarrafá-lo em lugares fechados a que eles dão o nome de “Casa de Deus". Mas, se Deus mora numa casa, estará ele ausente do mundo? Vento engarrafado não sopra...

Deus é como um pássaro encantado que nunca se vê... Só se ouve seu canto... Deus é uma suspeita do nosso coração de que o universo tem um coração que pulsa como o nosso... Suspeita... Nenhuma certeza.

Deus nos deu asas. Mas as religiões inventaram gaiolas. Muitas pessoas que jamais pronunciaram o nome de Deus o conhecem como reverência pela vida.

Há pessoas que se sentem religiosas por acreditar em Deus. De que vale isso? Os demônios também acreditam e estremecem ao ouvir seu nome. (Tiago 2.19)

Há presença do sagrado nas belezas da natureza, no caminhar próprio e contínuo do tempo, na poesia que vem dos puros. Quando você se abre para isso, está tendo um diálogo verdadeiramente religioso.

(Texto do livro "Perguntaram-me se Acredito em Deus" de Rubem Alves).

Comentários

  1. Lindo Angela!... É essa a sensação que tenho qdo saio pela manhã a caminhar. Vejo Deus em tudo que me toca , que vejo ou nas pessoas que passam. E depois qdo venho de volta, passo pela igreja onde Ele se encontra "preso". Mas meu louvor eu já fiz enquanto caminmhava.
    com sua licença, vou publicá-lo no "evangelizar é preciso"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edite, pode parecer meio herege de minha parte, mas compartilho dsa visão de Rubem Alves nesse sentido... de querermos aprisionar Deus na igreja, seja ela qual for, e darmos a ele a imagem que queremos... Deus é tão infinito e indizivel que está em todo lugar...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS