E como vai a Formação de Catequistas na Web


Fiquei imensamente feliz com as inscrições na Formação Via Web que eu e a Cláudia, dos Catequistas Unidos, estamos promovendo. A Cláudia é uma pessoa demais da conta! Ela tem um blog de catequese e através desse blog criou um grupo chamado CATEQUISTAS UNIDOS, formado por catequistas blogueiros do Brasil e até do México! O blog dela é o Catequese na Net, nota 10, aliás!

Enfim, a Dinha (Cláudia) é mais louca do que eu e topou a minha idéia de promovermos a Formação!

Bom, eu não sei se alguém já "inventou" isso na internet... Mas isso me passou pela cabeça quando um catequista do grupo me pediu se não podíamos falar sobre a Catechesi Tradendae... Aí pensei: por que não promover um estudo dos documentos todos? E estamos quase completando 50 anos do Concílio Vaticano II, que foi o evento que deu o pontapé inicial para a reformulação da nossa Igreja e da catequese.

Aproveitei uma disciplina que tive na pós que foi sobre a Catequese em nossa Igreja como base da formação, e busquei mais conteúdo na net e no material que tenho em meus arquivos e meus livros. E resolvi começar pelo Concílio Vaticano e sua influência na catequese seguindo-se os demais documentos da Igreja em ordem de publicação, tendo como base a apostila de Pe. Luiz Lima e Ir. Nery, enriquecida por mais informações, contexto histórico e outros autores.
Enfim, abrimos inscrições e montamos um GRUPO de estudo no Yahoo Groups (escolhido pela Cláudia porque ela é quem cuida da parte técnica), chamado Catequistas em Formação.

E mais inédito do que promover uma Formação via web, foram o número de inscrições: 129 CATEQUISTAS DE TODO BRASIL SE INSCREVERAM. E tem gente na fila esperando para se inscrever no próximo módulo! Quase caí de costas quando vi isso... Eu esperava umas 30, 40 pessoas no máximo.

E foi me dando um "medo" danado de ser instrutora de toda essa gente... Mas aí pensei que já fui professora universitária com 10 turmas de mais de 60 alunos... Não dá pra ter medo! Ainda mais que são pessoas que estão ávidas para conhecer e estudar, muito ao contrário de muitos de meus alunos na universidade...

E cá estamos nós...  Ontem se iniciou a formação. O material já está todo lá. Mas é necessário que os inscritos confirmem sua participação, criando uma conta no Yahoo. Ainda faltam algumas pessoas. Quem ainda não entrou lá, acesse a página, abra sua conta e comece a estudar!

Os módulos que estamos trabalhando agora:

OUTUBRO:
Módulo I – A catequese no Concílio Vaticano II (1962-1965)
Módulo II - A catequese nas Conclusões da Conferência de Medellín (1968)

Para o mês de novembro, vamos abrir inscrições ainda. E trataremos dos seguintes documentos:

Módulo III - Ritual da iniciação cristã de Adultos (RICA) - 1971
Módulo IV - Diretório Catequético Geral (DCG) – 1971

Um abraço a todos e, para o próximo módulo, espero mais gente do lá, heim?

Ângela Rocha

"Comunicar-se com os outros é dizer as palavras que o amor escolhe."
http://catequistaamadora.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS