Quando montar o presépio?




Quem está contando são os EVANGELIZADORES DE PLANTÃO, da Diocese de Santos:

"Existe um período correto para montar e desmontar os Presépios?

Irmão Maciel – Existe um período certo para montar e desmontar os Presépios. Inclusive, com os devidos e respeitosos cuidados com as sagradas imagens (Sagrada Família, anjo e santos reis). A montagem do Presépio segue o Ciclo Litúrgico Católico.

No Brasil, desde o século XVIII, a Igreja orientava aos fiéis para montar o Presépio no dia 15 de dezembro (primeiro dia do Tríduo de Nossa Senhora da Expectação do Parto, com Festa dia 18) e desmontá-lo, no dia seguinte à Epifania (Festa de Reis, 06 de janeiro).

Atualmente, costuma-se montá-los para o primeiro domingo do Advento (o primeiro domingo do advento será dia 02 de dezembro) ou no dia 15, quando se inicia a Novena do Natal nas Famílias e/ou Comunidades, deixando a manjedoura vazia até o final da Missa da Vigília (do Galo), na noite do dia 24 de dezembro, quando se deve colocar a imagem do Menino Deus na manjedoura.

O Presépio deve ser desmontado na segunda-feira, após o domingo (entre 2 e 8 de janeiro) da Epifania. Portanto, a permanência do Presépio segue a orientação Litúrgica Católica, no Ciclo do Natal, tanto para as Orações Domésticas, quanto ao Culto Público nas igrejas e praças."

Comentários

  1. legal essa orientação. Vou postá-la tb no kantinho da fé. Bjs... Ah... e claro q vc dexa< não é?
    Fui...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS