Celebrações Catequéticas


Queridos e amados catequistas,

Como vocês sabem o processo de Iniciação à Vida Cristã pede que se volte a fazer uma catequese “catecumenal”. A catequese dos primeiros tempos da Igreja, mistagógica e simbólica, que privilegia os momentos fortes da liturgia.

Ou seja, devemos voltar a "presenciar" as celebrações e não tratar delas numa sala de catequese. Durante muito tempo a gente ensinou os catequizandos o "como fazer", mas nunca "fazendo" de fato. Por que é tão difícil convencer pais e crianças a estar na missa? Simplesmente porque a missa parece não fazer parte do processo...

Pois bem, é difícil mudar uma cultura de séculos de uma hora para outra. Não estamos ainda nos debatendo com o Concílio Vaticano II, que está quase fazendo 50 anos? Pois é. A “Catequese Renovada”, documento da Igreja que nos falava que a "catequese não deve ser sacramental...",  já não tem 30 anos e estamos fazendo a mesma coisa? As coisas não são fáceis de mudar. Mas sugiro que todos comecem a prestar mais atenção no RICA, Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, aprovado pela Igreja, e também a ler o Estudo 97 da CNBB – Iniciação á Vida Cristã,  e ler um pouco as experiências de alguns padres que falam do catecumenato na catequese.  Garanto que vocês vão ter idéias brilhantes para sacudir, pelo menos um pouco, a catequese das suas paróquias.

Claro que a Iniciação Cristã sugerida pelo Estudo 97 é uma coisa para toda a Igreja e não só para a catequese. Mas precisamos começar aqui, onde se "evangeliza", essas mudanças tão necessárias.

Para quem ainda não começou a pensar a respeito, o Estudo 97 da CNBB bem como o pequeno livrinho número 4, “Um caminho para formar discípulos Missionários” da Coleção Catequese a Luz do DNC, são excelentes subsídios para se começar. Busquem ainda sugestões de Itinerários celebrativos para a catequese. Essas sugestões vocês encontram nos livros do Pe. Lucio Zorzi, editado pelas Paulinas, nos livros de Iniciação à Eucaristia da NUCAP das Paulinas, nos livros do Pe. Leomar Brustolim e também em um  itinerário ótimo que a Arquidiocese de Curitiba editou chamado "Itinerário celebrativo para a Iniciação Cristã de Crianças e Adolescentes." Esse itinerário pode ser pedido pelo telefone (41) 2105-6318 ou pelo e-mail catequese@arquidiocesecwb.org.br.

Mas o que eu gostaria de sugerir a vocês é que comecem a REPENSAR as celebrações. Tornando-as um pouco mais mistagógicas e simbólicas. Algumas pequenas coisas podem ser feitas a princípio. Um exemplo é a acolhida aos novos catequizandos e a entrega solene da Palavra (bíblia) feita numa celebração especial do domingo, com a presença de toda a comunidade.

Aos poucos dá para levar nossos catequizandos e suas famílias a participar dos momentos fortes da nossa Igreja: Via sacra na quaresma, terço e coroação de Maria no mês de maio, celebração de Pentecostes, procissão de Corpus Christi, enfim... pequenos passos. Mas que podem levar a uma grande caminhada.

Com o estudo do processo catecumenal e com a ajuda do RICA, é possível ir criando um Itinerário celebrativo/catequético para os anos vindouros. Audacioso com certeza. Difícil? Nem tanto. Têm-se inúmeros subsídios da nossa Igreja e com a vontade de mudar, é mais que possível.

Uma outra sugestão para se “celebrar” na catequese, é o domingo do Evangelho onde Jesus ensina a Oração do Pai Nosso. Ideal para as crianças que estão na última etapa de preparação para a Primeira Comunhão e Crisma. Façamos a FESTA DO PAI-NOSSO, dedicando a celebração dominical a isso, à maravilhosa herança que Jesus nos deixou, que foi nos ensinar A REZAR.  Durante a celebração, se faz a entrega solene da oração, em papel especial e enroladinha como pergaminho, a todas as crianças com a celebração do sacramento próximas. O sacerdote deve fazer uma monição especial e uma benção a todos. A procissão de entrada, a entrada da palavra e o ofertório podem e devem ser feitos com a participação dos pais e dos catequizandos. Fazer da celebração uma verdadeira FESTA, essa é a idéia. 

Essa é uma idéia que pode ser feita em principio com os próprios catequistas, numa celebração especial na matriz com os catequistas recebendo das mãos do padre sua Oração em forma de pergaminho e um envio especial para trabalhar em suas comunidades aquilo que estarão vivendo ali. Desta forma, estaremos também, como catequistas, sendo "iniciados" neste processo.

Pensem nisso. Pensem se não seria uma oportunidade para tocar os corações de nossas crianças, das nossas famílias e das nossas catequistas. Claro que antes é preciso trabalhar com as crianças um encontro especial sobre a oração do Pai Nosso, coisa que em nossos manuais e itinerários normais, já se faz. Mas desta vez, de forma diferente, preparando a todos para um dia especial de celebração.

O roteiro do encontro de catequese sobre a oração do Pai Nosso, já tenho pronta, é uma sugestão, assim como do Itinerário da celebração. O itinerário da celebração pode ser adaptado do RICA – Ritual de Iniciação Cristã, páginas 104 a 112. Existem também, vários itinerários prontos que podem ser adaptados pelo sacerdote à realidade da catequese de sua paróquia.

No entanto é preciso lembrar sempre que não se deve fazer "rito" por rito... Rituais precisam estar cheios de mistagogia sob pena de serem somente mais uam "moda" a que se aderiu.

Ângela Rocha


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DINAMICA NA CATEQUESE - BALÕES