Uma catequese orientada para o Mistério de Cristo


O DNC, Diretório Nacional de Catequese em seu primeiro capítulo, citando as conquistas e desafios do movimento catequético pós Concílio Vaticano II, traz, em seu item 14, os grandes desafios à tarefa de se realizar uma catequese verdadeiramente voltada para a iniciação à vida cristã. São listados quinze itens, todos de suma relevância, colocados ali para despertar a consciência do catequista no sentido de acordar para uma realidade que se faz urgente: devolver à catequese o verdadeiro sentido de complemento à Iniciação a vida Cristã que deveria ter começado com a família nos primeiros anos de vida da criança. Mas o que chama a atenção, num primeiro momento, é o desafio de “(...) passar de uma catequese só orientada para os sacramentos, para uma catequese que introduza ao mistério de Cristo e à vida eclesial” (item g, DNC 14). Este é, sem dúvida, um dos maiores desafios que a catequese apresenta hoje.
 
Percebe-se, nas comunidades, uma catequese longe da mistagogia catequética dos primeiros tempos da Igreja, distante da liturgia e, mais ainda, de introduzir o cristão a uma participação efetiva na comunidade/igreja. Ao longo do tempo, construiu-se a crença de que a família estaria fazendo o papel do primeiro anúncio de Cristo, do “querigma”, da conversão, enfim. O que se vê é que a família encontra-se frágil em suas crenças e na condução de uma educação cristã de seus filhos. Isso porque ela vem de uma catequese já totalmente voltada para os sacramentos, sem profundidade na fé. 

Hoje, a grande maioria das famílias cristãs, encontra-se despreparada para serem “os primeiros catequistas dos filhos”. O mundo secularizado, o apelo consumista e a urgência de se colocar num mercado de trabalho cada vez mais concorrido, tem feito pais e mães deixarem a religião de lado. Isso quando não os próprios filhos, que são educados hoje, muito mais pela TV e pela internet, do que por eles. Isso para não falar da educação nas “ruas”, nas gangues e “tribos”. 

Para vencer este desafio é necessário mudança de mentalidade e de postura. Não só de crianças e pais, como da própria mentalidade do catequista. Nosso catequista foi educado por uma catequese “sacramental”. Por mais que ele tente mudar sua postura, muitas vezes, vêem-se encontros de catequese por demais apegados à doutrina e aos costumes. Exige-se dos catequizandos o “decorar”: são orações, mandamentos, sacramentos, dons do Espírito Santo, enfim... Sem que eles, os catequizandos, realmente os tenham “de coração”. As crianças ao serem doutrinadas e não evangelizadas recebem a fé como mais um “conteúdo escolar” (vê-se pela dificuldade que eles têm em trocar o “professor (a)” pelo “catequista”). Outra coisa, os conteúdos da catequese não são “cobrados” em avaliação (nem deveriam sê-lo!), portanto, não são considerados importantes para fazer parte de uma bagagem de conhecimentos.  

Não se vive o “mistério da fé” na catequese. Acredita-se que toda a conversão ao mistério da morte e ressurreição de Cristo é uma coisa “implícita” na pessoa do catequizando, algo que vem de berço. É uma “obrigação” da família. E, sabemos hoje, que nada pode estar mais longe dessa realidade. A família encontra-se presa a conceitos “sacramentalizados” da catequese. A primeira comunhão e a crisma são obrigações “sociais”. Os pais colocam os filhos na catequese para “adquirir” o sacramento. Pura e simplesmente. Não raro, os adolescentes não vêem a hora de acabar a catequese e, portanto, a obrigação religiosa de se estar indo à igreja uma vez por semana. Nem falemos da missa dominical aqui. As coordenações de catequese, têm lançado mão de artifícios e mais artifícios para “levar” o catequizando á missa. Sem sucesso. A liturgia, o “celebrar” foi deixado de lado. Privilegiou-se, durante muito tempo, o “saber”, a mistagogia foi dissociada da catequese. Não há, na maioria dos corações que chamamos “cristãos”, a necessidade de celebrar o mistério pascal. A missa tornou-se somente uma repetição considerada sem necessidade pelo catequizando.


É preciso rever posturas e conceitos. É preciso “(...) assumir o processo catecumenal como modelo de toda a catequese e, consequentemente, intensificar o uso do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA)” (outro desafio listado no DNC 14). O catequista precisa estar consciente de que mudanças começam, não por uma doutrina ou por um documento imposto pelas autoridades da igreja. Começa pela mudança do “ser” catequista. Começa talvez, pelo “primeiro anúncio” feito ao seu próprio coração. O catequista está realmente consciente de seu papel nessa mudança tão necessária de conceitos?

O trabalho é árduo e o caminho é longo. A Igreja tem delineado alguns “mapas”, como o RICA, o próprio DNC, o Documento de Aparecida e o Documento 97. Mas eles não são suficientes. Precisa-se do mapa do nosso “DNA” cristão. Saber como fomos “construídos”, como se deu a “nossa construção como catequistas”. Precisamos achar Jesus em nosso íntimo. Só assim saberemos, com nosso exemplo, levar outros, ao Cristo Jesus verdadeiramente assumido pelos primeiros discípulos.

Angela Rocha

Comentários

  1. Oi amada! Saudade de vc tb, de por nossa conversa em dia, de saber de vc! Tudo bem por aí? Eu estou com uma carta pra postar no correio desde o o natal heheheheh ainda bem q não coloquei naquele dia, até escrevi na carta q achava q vc ahvia mudado, mas esta semana eu coloco! Bjokas! Ah, vc já estava na minha lista, é q eu tinha os dois blogs... mas para evitar confusões retirei o do uol! Fui!

    ResponderExcluir
  2. Angela, vc descobriu mais alguma coisa do sulão?bjos já li e vou repassar!saudades bjos no coração!Penha (sorocaba)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, Angela. o apelo do mundo do lado de cá e muito maior que o apelo espiritual. "Uma catequese que introduza ao mistério de Cristo e à vida eclesial" é quase uma utopia, se levarmos em conta as dificuldades encontradas hoje. Nossos jovens e não só eles dão testemunho de tudo: o último lançamento tecnológico, o mais moderno celular, o último vídeo postado no yutube, o BBB 12 ou 13 ( Ainda nem identifiquei qual) e etc.
    Mas dar testemunho de Jesus , ah! isso é "muito chato"... Muito pouco, mas em alguns a sementinha ainda brota. Sejamos bons semeadores!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá queridona, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
    O link de seu blog:
    Nome Completo:
    Endereço para correspondência:
    Telefones:
    Paróquia / Cidade / Estado
    Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.

    Conto com sua coolaboração!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS