ENCONTROS CATEQUÉTICOS DA CF 2012


Olá queridos amigos catequistas!

Uma novidade:

SAIU O LIVRINHO COM OS SUBSÍDIOS CATEQUÉTICOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012!



Motivo da minha alegria?
Primeiro, claro, que os roteiros ajudam a gente a divulgar a CF 2012 que é sobre Fraternidade e Saúde Pública, “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8), é o lema.

Depois que sou CO-AUTORA da coisa toda!!

Em julho passado, eu e minha amiga querida Helena Okano, passamos mais de um mês trabalhando na construção dos roteiros... Um presente que nos foi dado pela Ir. Zélia Batista, então assessora de catequese da CNBB.

Nem posso dizer da minha alegria ao ver o livrinho dos encontros publicado! Deu um trabalho danado pra gente construir dinâmicas e brincadeiras em cima de um tema tão pesado como é a “doença”. Mas acho que conseguimos dar leveza a um assunto tão importante como é a saúde em nosso país. Aliás, aconselho vocês a lerem o Texto base da Campanha onde nos baseamos para construir os encontros.

Por favor, comprem o livrinho! Custa só R$ 1,30 e tem em todas as livrarias católicas. Prestigiem essas catequistas amadas aqui de Londrina!

Ah... e não esqueçam de dizer o que acharam!

Só para dar uma “palhinha”, aí vai a introdução do livrinho:

Introdução

A Pastoral Catequética, ligada a crianças e jovens, exerce um papel fundamental de educação e informação com vistas a um futuro digno para todas as pessoas. Assim pensando, a Comissão Episcopal de Animação Bíblico-Catequética apresenta os subsídios catequéticos que norteiam a Campanha da Fraternidade de 2012 que tem como tema “Fraternidade e a Saúde Pública”. 
Cinco encontros foram pensados a partir da reflexão feita pelo Texto Base da CF sobre a temática da saúde, sem, no entanto, deixar de lado os aspectos de um aprendizado lúdico aos catequizandos. Cabe, é claro, a cada catequista, adaptá-los a idade de seus catequizandos, ao tempo disponível, enfatizando aquilo que é realidade de sua comunidade.
No primeiro encontro, fazemos uma reflexão sobre a Dignidade Humana e a Cidadania à luz da criação do homem como filho de Deus e, portanto, digno de respeito. Na sequência refletimos sobre a Promoção da Saúde. Em continuidade ao assunto, no encontro seguinte enfocamos os Desafios da Saúde no Brasil. No quarto encontro, refletimos que a saúde e a Salvação estão em nossas mãos.
Como quinto encontro, contextualizado na passagem bíblica da parábola do Bom Samaritano, é proposta uma celebração pelo método da Leitura Orante da Bíblia, processo cada vez mais necessário à compreensão e à vivência da Palavra de Deus, conforme clama a nossa Igreja. 
Esperamos que estes subsídios catequéticos, fundamentados nos objetivos da CF 2012, ajudem os catequistas na promoção de uma catequese fundamentada no projeto de Deus de uma vida melhor para seus filhos e de uma sociedade justa, igualitária e solidária.
Que a Saúde se difunda sobre a terra!



Ângela Rocha
Helena Okano

Comentários

  1. Angela que alegria, heim?! Parabéns!!! É o reconhecimento de um trabalho sério e da sua vida dedicada a catequese.
    Vou comprar vários para mim e para presentear as catequistas aqui da paróquia.
    Beijão no coração!!!
    Paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS