O QUE É O PROJETO LECTIONAUTAS



“Lectionautas ...
Amigo, neste site, convidamos você a navegar nas águas profundas da Palavra de Deus. Este será um caminho de liberdade e de luz para descobrir novos horizontes. A Bíblia é a bússola para nos mostrar o caminho. De agora em diante você será um LECTIONAUTA, ou seja, um navegador no grande e fascinante oceano da Palavra de Deus, um buscador sedento da verdade. Aos poucos você vai descobrir essa verdade em um Rosto, verá como sua presença te completa e aprenderá a ajustar o seu estilo de vida para a única fonte de formação que é capaz de responder com sabedoria as dúvidas existenciais de hoje.  Jesus chama a maior riqueza que você possui: sua juventude.Ele quer preenchê-lo com alegria e esperança verdadeira de discrição e discernimento em suas decisões. Ele não viola os seus sonhos e desejos, pelo contrário, convida-o a voar mais alto. Ele respeita a sua privacidade e irá aceitar a batida de festa de seu coração.  Bem-vindo, então, a esta maravilhosa aventura de ser um discípulo (a) e missionário (a) de Jesus. Esta é a sua chance de provar a si mesmo e mostrar ao mundo que navegar na Palavra e aprender com ela, também é para jovens.”

 Esta é a mensagem de boas-vindas do site Lectionautas.com, que nasceu de um projeto conjunto do CEBIPAL/CELAM e da Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) *, cujo objetivo é fazer uma Igreja Missionária para todo o continente. Os destinatários do projeto são os jovens da Igreja Católica na América Latina e Caribe. O programa oferece aos internautas itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina, adaptada à linguagem jovem.

O projeto consiste num portal: www.lectionautas.com . O site oferece links e várias ferramentas, mas o forte é o da LEITURA ORANTE DOMINICAL (Programa da Lectio Divina) para jovens a partir das leituras dominicais, especialmente do evangelho; com texto e áudio (nas línguas: espanhol, inglês, português e italiano).

Desse portal se beneficiam, semanalmente, cerca de 300 mil jovens internautas que não se envolvem necessariamente no cotidiano com a Palavra de Deus. Outro grupo são jovens comprometidos e militantes com o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo da Igreja Católica que são capacitados para disseminar o método. Desses, cerca de 20 mil jovens já foram inscritos e passam por capacitação (presencial).

O projeto é financiado pelas Sociedades Bíblicas Unidas e atualmente, 19 países usam o programa da LEITURA ORANTE DOMINICAL oferecido pelo Projeto LECTIONAUTAS (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Panamá, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Porto Rico, República Dominicana, México, Haiti). Além do Portal, há também um Manual do Programa LECTIO DIVINA PARA JOVENS, produzido conjuntamente pelas SBU e CEBIPAL. E já existe também um projeto para crianças: www.discipulitos.com, que é um programa que oferece ferramentas para trabalhar com crianças levando-as pelo processo de discipulado à missão desde pequenas, entendendo que elas também são Igreja.

Leitura Orante e Lectio Divina

 A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é tão antiga quanto o cristianismo. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, e seus quatro passos são preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A Leitura tem por objetivo ajudar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo a partir desses passos.

Em 2007, pela primeira vez, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante da Bíblia. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros e hoje, com o avanço da internet, tem ganhado notoriedade e espaço junto aos jovens.

Lectionautas Brasil


Em abril de 2011 foi lançado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o site do Projeto Lectionautas Brasil. Trata-se da versão brasileira do programa para internautas do nosso país. No site Lectionautas Brasil o internauta tem acesso a conteúdo bíblico formativo.

O material para a Leitura Orante do Evangelho do domingo está disponível sempre às quartas-feiras. Na página também se encontram links com notícias do site da CNBB e Liturgia Diária, orientações, arquivos explicativos sobre o Projeto e a exortação do papa Bento XVI que pede aos jovens aprofundamento na Palavra de Deus.

O objetivo da CNBB ao engajar-se no projeto é atingir a população jovem que se encontra cada vez mais conectada à internet. Que esses jovens se acostumem a também se conectar a Palavra de Deus através da Leitura Orante, fazendo dela um instrumento de evangelização através da internet, ou seja, utilizando o site para evangelizar outros jovens.

Ao lado, na lateral ESQUERDA do blog, encontra-se o link de acesso ao site.





  

* A Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) é uma fraternidade mundial de Sociedades Bíblicas Nacionais que prestam serviço em mais de 200 países. Seu objetivo é colocar ao alcance de cada pessoa a Bíblia completa ou parte dela, no idioma que possa ler e entender, e a um preço que possa pagar. Distribui mais de 600 milhões de Escrituras cada ano. 

 Na foto, Papa Bento XVI recebe o livro de Oração com o método da Lectio Divina e o manual dos Lectionautas.


Gostaria de pedir aos queridos amigos blogueiros que divulguem o projeto LECTIONAUTAS em sua páginas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DIA DE CATEQUESE: O LAVA-PÉS