Aprendendo a fritar ovo...

E a receita de hoje é "Ovo Frito"!




Aprendendo a fritar ovo...

Eu estava conversando com uma amiga. Para variar, sobre catequese.

E ela estava me contando sobre a catequese do filho adolescente. Que o menino andou fugindo alguns dias e ficou na praça jogando bola. E que mesmo o catequista sendo bem preparado e tudo, inventando coisas diferentes e tal, às vezes o filho não quer nem saber da coisa. E aí me lembrei de uma outra mãe, amiga minha, que me contou que o catequista da filha é nota 10, no entanto, teve que se ausentar por problemas de saúde e a “substituta” estragou todo o trabalho dele. Era uma pessoa sem preparo e sem trato com os adolescentes. Em resumo, quando o “titular” voltou encontrou uma revolta só. E acabou perdendo a paciência e estragando mais ainda o que já estava estragado.

Aí é que está o grande problema: nossa Igreja não tem tantos catequistas preparados assim. Todos os catequistas deveriam estar preparados e envolvidos no processo. Mas só alguns estão. E outra coisa que ando percebendo, alguns catequistas andam "apelando". Não acho que levar computador ou inventar mil e quinhentas brincadeiras vá resolver o problema de conseguir a atenção dos jovens. Talvez até torne o encontro interessante. Mas será que os jovens vão achar o “assunto” interessante?

Aliás, eu ando meio "revolucionária". Acho que temos que mostrar a igreja como ela é, cheinha de defeitos. E mostrar o projeto que Jesus queria. E mostrar o mundo como ele é... e conclamar os jovens a tentar mudá-lo. É nessa idade que a gente quer mudar o mundo! Eu acredito na força do jovem, na vontade dele em mudar o mundo em que vive. Claro que ele é meio narcisista nesta fase... mas nem tanto, ele é cheio de ideais também.

O que a gente encontra é muita divergência de método, de conteúdo. Dentro até de uma mesma paróquia. As dioceses então, estão perdidas. Mas enfim, é o seguinte: o que o Brasil, o mundo inteiro, aliás, já percebeu, é que a catequese de modo geral precisa mudar. E isso não é de hoje, é desde o Concílio Vaticano II (que alguns catequistas nunca ouviram falar).

Mas, COMO MUDAR??? A idéia é voltar aos primeiros tempos da igreja. Ao catecumenato, a mistagogia da fé. Voltar a fazer uma catequese de símbolos, rituais, etc. e tal. Sem essa parafernália de escola de doutrina. Porque a doutrina da Igreja Católica é que afasta muita gente... Isso porque ela é jogada na cabeça das pessoas sem o devido preparo.

É como aprender a cozinhar: ao invés da gente aprender primeiro a fritar ovo, ficar craque no mexido, na farofinha, na gema mole... a gente quer logo aprender a fazer Creme Brulée*...

Ângela Rocha

* Creme Brulée é uma requintada sobremesa francesa.

Uma dica: para que o ovo não grude na frigideira, quando o óleo estiver bem quente, coloque uma pitadinha de farinha de trigo nela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KIT MISSA... para trabalhar a Missa com as crianças

DINAMICA NA CATEQUESE - BALÕES